61 - CÓDIGO DE HONRA

61  -  CÓDIGO DE HONRA

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O LOMBO OU A CARA?







O LOMBO OU A CARA?

É gente, amanhã começa tudo de novo, ou pelo calendário, deveria. Mas, para alguns, parece que já começou. Já se falam em cursos “obrigatórios”, em entradas em sites da Seeduc para inscrições, inscrições feitas à revelia pelas direções ou sabem-se lá por quem, conversas com as direções, recebendo “conselhos” sobre como devem se comportar perante o “inevitável”. O mesmo blablabla de sempre. Com as ameaças, veladas ou explicitas, como são esperadas nesses papos “amigos”. Enfim; já começou o dilema. Para os que ainda não se decidiram o que fazer esse ano. Sentar e chorar ou erguer-se e lutar? Submeter-me ou me fazer respeitar? Vou dar o LOMBO ou a CARA?
Será que novamente, iremos começar o ano cedendo, se comprometendo e aceitando tudo passivamente, sem ao menos levantar o dedo e dizer: EU NÃO CONCORDO COM ISSO.   Cabe dentro do meu horário tudo isso que eu tenho que fazer? Vou ter que trabalhar sábados, domingos, feriados, em casa e de graça esse ano também? E para um patrão que me paga uma miséria de salário? E ao invés de índices de correção vem com promessas nunca cumpridas? Será que nunca que vocês irão mudar o disco e virão, no inicio do ano letivo, com uma proposta que pelo menos vocês acreditem?  Alguma coisa que nos faça voltar a ter prazer de lecionar?
Não vou ficar aqui repetindo coisas que muitos de vocês também postam e leem, e depois na hora do vamos lá, fica o escrito pelo não escrito. Todos sabem diferenciar o que é bom do que é ruim, mas se apequenam, justamente na hora que tem que se agigantar. NÓS SOMOS FORTES. Nós não temos, não podemos mais usar, a desculpa do não sei de nada, do eu não imaginava que isso estivesse acontecendo. Não podemos transferir nossas derrotas ou fracassos para conta de outros, quando a culpa está nas nossas atitudes.
Chega uma hora que eu tenho que saber para que eu estou aqui.  Ou melhor, tenho que mostrar à que vim. Vim para passar ou vim para ficar? VOU DAR O LOMBO OU A CARA?
A minha cara já está aqui. Vai vir colocar a sua?
Paz & Amor!!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ÍNDIO NÃO QUER APITO. ÍNDIO QUER SANGUE DO CABRAL.


http://odia.ig.com.br/portal/rio/cabral-desiste-de-demolir-pr%C3%A9dio-ocupado-por-%C3%ADndios-no-maracan%C3%A3-1.540809


E o desgovernador Sergio Cabral, acobertado pela sua maior aliada a “Imprensa Livre do Compromisso com a verdade”. Uma imprensa tão suja e covarde como o próprio Cabral, pousa de amigo da cultura, justo e bom para o povo. Atentem para a manchete: “Cabral desiste de demolir prédio ocupado por índios no Maracanã”. Mentira. Quem lê a manchete enxerga “bondade” no governador, mas que for ler toda a matéria, de cara já vê a dubiedade da imprensa aliada. “No último sábado, a Defensoria Pública do estado conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça impedindo a demolição do imóvel”. A manchete séria, verdadeira, seria: MINISTÉRIO PÚBLICO IMPEDE CABRAL DE DEMOLIR O MUSEU DO ÍNDIO. O cinismo e a mentira de nosso governador, que não à toa, é conhecido como Sergio Pinóquio Cabral não param por aí, Ele teve a cara de pau de culpar a FIFA pelo episódio. “Sérgio Cabral chegou a alegar que a FIFA havia exigido a demolição do espaço para garantir a mobilidade dos torcedores no acesso aos jogos, o que foi negado pela entidade.”

Agora Cabral vai ter que se explicar com seus sócios da rapinagem que fazem nos cofres do Estado do Rio de Janeiro. Coisa que não faz ao povo desse mesmo Estado.

FORA CABRAL!!!!!!!!!!!!

 

 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

TERMO DE COMPROMISSO DO NEJA

 



mo de Compromisso do Novo EJA - Comprometo-me, no exercício da função de Professor Regente da modalidade de ensino Nova EJA, a participar de todo processo de formação na nova metodologia para o bom desempenho de minhas funções.  /////////  -
Primeiro encha meus ouvidos, pois não quero escutar nada, nem minha consciência. Agora, tome a venda e tampe os meus olhos, para que eu não possa olhar ao redor e perceber quem é o tipo de pessoas que me cercam e ver em que me transformei. Pegue a mordaça e cerra os meus lábios para que eu engula minhas palavras se um dia voltar a ter alguma, e assim, que morra dentro de mim as minhas ideias. Para finalizar, pegue as minhas mãos, me amarre nesse tronco, pois assim nunca mais terei o direito de me arrepender, e sair, mesmo descobrindo que fiz a coisa errada ao me associar a vocês e compactuar com a destruição do que resta do ensino público. Pronto assinei. Já posso me considerar mais um autômato em suas mãos?
Paz & Amor!!

Ter

domingo, 13 de janeiro de 2013

Dez profissões que podem causar depressão




Olha elas aí:

Enfermeiro particular  / Garçom/garçonete  / Assistentes sociais  / Profissionais de saúde  / Artistas e escritores /
Professores - A cobrança que recai sobre esses profissionais fazem com que eles levem trabalho para casa e até se envolvam em problemas pessoais de seus alunos, que podem ser crianças carentes e exigem maior atenção. O professor tem um importante papel na formação das pessoas, o que pode gerar um efeito negativo se não for muito bem trabalhado.
Profissionais administrativos  / Técnico em manutenção  / Contadores  / Vendedores.

Às vezes me pergunto o porquê de tanto estresses na nossa carreira: Professores. A única resposta que me vem à cabeça é a de que FAZEMOS SERVIÇOS QUE NÃO NOS COMPETE e não nos distraímos o suficiente (horas de laser). Vamos ver sobre as tarefas ditas como NOSSAS: “Levar trabalho para casa” - Se não me engano, ano retrasado saiu uma norma da Seeduc, determinado nosso horário de planejamento dentro da escola. (Deveríamos cumprir os 16 tempos no ambiente escolar. Obedecendo ao “patrão”, eu só trabalho na escola e dentro desses horários predeterminados – NÃO LEVO NADA PARA CASA. Casa é família, laser, “coçação” de saco e nada de interesse deles) Fazendo assim, descobrimos que não temos tempo para coisas do tipo: Lançamento de notas, mapas diversos sobre desempenhos individuais, ficar a procura de notas de alunos, recém-chegados ou transferidos de turma, na secretaria da escola, e/ou outras asneiras que a Seeduc inventa ou quando não são invenções dos nossos dedicados baba ovos dos nossos diretores, que gostam de serem chamados e se autodenominam “os grandes gestores da escola”. Nessas horas nós descobrimos (coisas que eles pareçam não saber) que existem Profissionais administrativos, que são um dos estressados. Chupa neném! - Outra: “problemas pessoais de seus alunos, que podem ser crianças carentes e exigem maior atenção”. Aí então, já entra mais um da tropa do estressados as Assistentes Sociais, que toda escola tem que terno seu quadro de funcionários. NÃO SOU ASSISTENTE PESSOAL. Falo palavras de alívio ou conforto, sim. Mas não sou profissional disso.// Também temos o sempre discutido Professor X Educador. “O professor tem um importante papel na formação das pessoas” – Sim, tem. Na formação intelectual, cultural, e cidadã como um COMPLEMENTO da educação que DEVE vir de casa, dos pais, à família tem o papel de entregar seus filhos à escola com educação, para aí sim nós podermos tentar lapidá-los e proporcionar a eles todo o conhecimento que o Estado Permitir. Temos que nos policiar e não nos misturarmos com as profissões estressantes. Pois a nossa, pelo menos a minha NÃO É.
VIRAM COLEGAS? Só é estressado o Super Professor, o professor que “mora” na senzala, sai da sala de aula e vai direto para as correntes. Que se submete aos capitães do mato, que se rendem sem um mínimo de respeito por si, vergonha, amor próprio, dignidade,... Esses sim tem todos os motivos e razões para se sentirem assim e mais. Não procure ser um Super Professor. Seja apenas Professor, faça seu trabalho bem, com dignidade e respeito, a você e seus alunos, que são a razão do nosso trabalho, são nossos juízes. Eles sim que tem que avaliar o que fazemos, não, os “certificadores” do governo.  E não adianta vir com a conversa de que nossos baixos salários e a falta de respeito com que somos tratados é motivo suficiente para ficarmos estressados. NÃO É: É motivo para ficar estressada, a FALTA DE CORAGEM de enfrentar de frente, COMO SABEM QUE DEVE SER FEITO, esse governo corrupto, sujo e mentiroso que nos sufoca, nos oprime, nos destrói, junto com a Educação Pública do nosso Estado.
Quer desestressar?  Venha LUTAR PELA SUA DIGNIDADE!!!!!  Paz, Amor & Guerra!!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

É PAU DENTRO DO ESTADO!!!!!





Temos lido muitas coisas em relação da deflagração ou não da greve da Educação no início do ano letivo. Dúvidas, medos, certezas, coragem...   Vamos pagar para ver?  Eu pago.
Como está nossa categoria? Está mais indignada do que ano retrasado se está com mais ou menos disposição, isso é coisa de se ver na hora. Temos muitos colegas que chegam aqui, mostram postagens, links mirabolantes, fazem inúmeras denúncias e depois na hora do “pau dentro”, ficam de fora. Na assembleia que deflagrou a greve do ano retrasado, eu vi gente votando a favor e trabalhando dois dias depois e vi gente que nem sabia que tinha assembleia, fechando o diário no 1º dia e só voltando a abri-lo 66 dias depois. Então meus amigos, não pensem que tudo que vimos aqui e achamos que vai acontecer é a verdade absoluta, temos em nossa categoria, pelegos entranhados e enrustidos, mas muitos lutadores escondidos, prontos para dar a sua cota de suor e sangue.  O mundo está mudado, existem rebeliões ocorrendo em lugares onde nunca antes se pensou em haver, temos saques em países do primeiro mundo, a fome e a revolta se espalha por todo o canto da Terra. Temos colegas pregando a greve já e outros achando que já perdemos antes de tentarmos.  Eu, particularmente, acho que “Só se perde a guerra que não se luta”, Eu estou com quem luta sempre. Não sou Kamikaze como alguns dizem e não deixo ninguém brigar uma briga que também é minha sozinho.  Todos vocês sabem que eu também sou do interior, Saquarema, terra “comandada” pelo coronel Paulo Melo, o presidente da Alerj, comparsa do Cabral. Aqui fica complicado, somos pequenos em número, mas grandes em determinação, caráter e vontade de ser respeitado, somos cidadãos e profissionais. Para se ter uma ideia, há alguns meses conheci pessoalmente uma amiga do fórum e fiquei bastante contente, mas muito feliz mesmo, em saber que na escola dela 5 (cinco) professores pararam ano retrasado. Eu pensava que fossem apenas 3 (três). Viu como a gente se engana?  Não devemos colocar nossa escolha em participar ou não do movimento, sobre o interior X capital, caráter X oportunismo ou covardia X coragem.  Nossa escolha deve vir de dentro de cada um de nós. Até aonde vai minha capacidade de me humilhar, me submeter, me acovardar ou me vender. Como vou olhar os meus daqui para a frente, o que vou responder aos meus filhos ou netos sobre minhas tomadas de posição diante do certo e do errado. Fui ou não fui suficientemente forte para não deixarem estuprar a mim e  aos meus.  Sou digno de ser respeitado? Como vou tentar conscientizar meus alunos, seus pais, a população como um todo se eu mesmo não me mexo e fico me submetendo a tudo que me é imposto? A hora é de luta. Como vamos lutar? Digam outra arma que não a greve. Uma paralisação de 24 horas por semana? Fechar a Rio Branco e exigir negociação na Rua da Ajuda e não escondido de tudo e todos nos confins do Cais do Porto (não me convenço em ir para o lado de lá, mas se tiver que ir vou) onde nem os ratos dos navios vão saber que está havendo um movimento?  Para mim gente. É PAU DENTRO DO ESTADO.  Vamos para as ruas.  – Paz, Amor e Guerra!!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

RESPEITO NÃO SE PEDE. SE CONQUISTA!!


 E os próprios professores se ofendem, quando vem a público cobrar esse abono escroto e miserável, que era anunciado (quando dado) com sarcasmo e deboche, numa total falta de respeito com a categoria. Também, como exigir respeito se não nos damos ao respeito. Respeito não se pede colegas, se conquista. Fico pasmo (ainda consigo me sentir assim) quando vejo pessoas, tidas como esclarecidas, formadoras de opinião, ficarem raivosas, iradas, cobrando “bônus de natal”, como se cobrasse um presente do papai Noel, alegando que se comportaram direitinho durante o ano todo. JÁ ENCHEU O SACO essas cobranças de nada. Tanta coisa para se cobrar, e viemos aqui cobrar bônus de natal, carnaval, dia das crianças, e por aí a fora. Queremos viver à custa de bolsas famílias, recebendo cestas básicas a vida toda? Vamos parar de submissão, de covardia, vamos vencer o medo e encarar, JUNTOS, esse governo SAFADO, CORRUPTO, COVARDE E LADRÃO. Vamos resgatar nossa dignidade, nosso amor próprio, vamos voltar a poder encarar os outros de cabeça em pé. Olhar de frente, sem soberba, nossos filhos, nossos cônjuges, nossos amigos. Vamos nos livrar de vez das amarras que nos acorrentam, vamos devolver na mesma moeda as ofensas recebidas, VAMOS SER FELIZ. Vamos ENSINAR o que o povo brasileiro precisa APRENDER. Não dizem que o brasileiro é acomodado. Não falam que os trabalhadores não sabem lutar pelos seus direitos. E se o negócio for mostrar e ensinar, nada melhor que PROFESSORES para isso. Afinal de contas, ninguém aguenta mais, e se alguém tem que começar o levante, se sejamos nós!!!  Paz, Amor e Guerra!!


O SEPE somos nós. Nossa luta, nossa voz!!!!!!!